Rocs – Aplicação KDE para Estudo em Grafos

Alguns de vocês já devem ter lidos alguns posts anteriores no qual citei e falei do Rocs, mas acho que uma melhor explicação de o que é o Rocs e por que ele é aplicação tão bacana.

O Rocs é um projeto do Brasileiro Tomaz Canabrava, baiano que hoje vive em algum lugar do Brasil entre SC e BH. Ele foi incorporado ao KDE SC na versão 4.4, a qual foi lançada em fevereiro de 2010, dentro do módulo KDE EDU.

Bom mas o que é o Rocs?

Para aprender algoritmos de grafos, normalmente temos um terminal e vários números impressos na tela que somente quem codificou o algoritmo sabe o que eles significam e se o programa funcionou ou não. Para alguns alunos isso é ‘traumático’, fazendo com que tais alunos fujam de grafos como metaleiro de show de pagode.

Para facilitar o entendimento de o que um algoritmo está fazendo e como pequenas alterações podem resolver problemas de implementação, é interessante visualizar o grafo que se está trablhando e ter uma forma rápida de se visualizar um pequeno algoritmo ou mesmo um procedimento.

O Rocs surge para isso, para ser uma IDE para trabalhar, estudar, desenvolver e pesquisar algoritmos aplicáveis a grafos. O Rocs possui um canvas (área de visualização) que mostra o grafo atual e permite que o usuário interaja com o mesmo, adicionando novas arestas ou novos vértices. Para desenvolver os algoritmos interpretados pelo Rocs são em Javascript, o que facilita a escrita (linguagem fácil) e também evita problemas de acesso a endereços inválidos (como em Java e C/C++ que derrubaria a aplicação) por ser interpretada.

Agora no GSoC 2010, estamos adicionando suporte a outras estruturas de dados, o que permitirá que sejá mais fácil ensinar essa que é por muitos considerada a mais difícil do curso de ciência da computação. Alêm disso o Rocs passará a ter suporte a reutilização de códigos (como o #include no C/C++) e a outros formatos de arquivos.

Mas vou falar aqui sobre as novidades do Rocs na versão 4.5, que foi lançada agora a poucos dias. No sprint do KDE EDU e Multimidia em Randa na Suíça, o Tomaz corrigiu dezenas de bugs no rocs, deixando essa segunda versão muito mais estável. Além dessa estabilidade, também foram adicionadas algumas funcionalidades novas como o suporte a plugins que o usuário pode escreve (com o corpo em C++ mas o conteudo já pode ser em JS) e o suporte a plugins de outros formatos de arquivos (mas com poucos plugins ainda).

Acima um imagem do rocs em sua primeira versão.
Se você tiver vontade de utilizar ele para ensino, mas achar que falta algo nele, entre em contato comigo ou com o Tomaz e podemos providenciar :)

One Response to Rocs – Aplicação KDE para Estudo em Grafos

  1. Matheus disse:

    Pessoal, estou fazendo pesquisa na teoria dos grafos e o aplicativo rocs será de grande ajuda,
    porém estou encontrando dificuldade em sua programação, se alguém tiver algum livro, video aula qualquer coisa seŕá de grande ajuda.

    atenciosamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: