Amarok, Um Audio Player do KDE

Estava pensando nestes dias sobre algo para escrever como meu primeiro post aqui, e me lembrei desta boa aplicação que temos para o KDE. Apesar de não estar incorporado ao KDE Software Compilation (o oficial é o Juk - http://www.kde.org/applications/multimedia/juk/), ele não deixa de ser um exímio reprodutor de áudio, com um bocado de qualificações. O Amarok surgiu em meados de 2003, desenvolvido inicialmente em Qt3, para a terceira geração do KDE, com a ideia de se tornar uma alternativa mais avançada ao XMMS, player bastante popular para época (levinho e bem estável, ainda uso para máquinas mais velhas). O tocador foi evoluindo até alcançar a versão 1.4, onde conseguiu reunir diversas características bem interessantes e inovadoras. Dentre elas posso citar a busca pela capa de álbuns, playlists dinâmicas, suporte a scrobbling no Last.FM, informações sobre a banda na Wikipedia, busca de letra da música e suporte a iPod, além da inclusão da Magnatune Music Store, uma loja que comercializa música sem DRM.

A poucos anos a aplicação chegou à versão 2.0, da qual marcou a migração do player da plataforma KDE3 para a 4, o que acrescentou a integração com as tecnologias do mesmo, tais como Plasma e o Phonon, e bastante discussão pela internet afora à respeito da instabilidade, falta de alguns recursos presentes no 1.4, e a aparência totalmente remodelada. Não posso deixar de destacar que esta integração com o KDE4 trouxe bastante benefícios para o programa, como a possibilidade de uso dos motores multimídia Xine, MPlayer, GStreamer (esse me salvou aqui, tá funcionando que é uma beleza), e, recentemente, até o VLC, e a ótima integração com os plasmoids na área de trabalho, além de muitos outros aprimoramentos. Realmente, as instabilidades durante as versões 2.0 e 2.1 geraram um baita de um incômodo, e falo como usuário assíduo do Amarok, e sei bem como eram as quebras, os problemas com o Phonon. Bem, era triste, resumindo. O bom é que melhorou bastante na versão 2.2 e ficou excelente na 2.3, lançada no primeiro semestre desse ano. Parece que todos os recursos presentes na aclamada 1.4 encontram-se presentes na versão mais recente, com algumas melhorias e acréscimos: Jamendo (música livre), MP3Tunes (venda de músicas na nuvem) e Ampache (armazenamento de músicas online) são alguns serviços novos da Internet para o Amarok, bem como streams de rádios para diversos locais e podcasts. Para substituir as playlists dinâmicas, surgiram as biased playlists, numa tradução livre, listas tendenciosas, da qual geram listas de acordo com gênero, banda, dicas, entre outros. O desenvolvimento de plugins ficou também mais fácil a partir da segunda geração do Amarok, e também está sendo desenvolvido um port para Windows do aplicativo, já que antigamente ele só encontrava-se disponível para Unix. O port já se encontra usável e estável, pelo menos na vez em que testei no VirtualBox. Ficasse interessado pelo player? Basta entrar no site (http://amarok.kde.org/) para encontrar mais informações, e, para baixar, procure nos repositórios da tua distribuição, provavelmente terá um pacote desta boa aplicação do KDE.

4 Responses to Amarok, Um Audio Player do KDE

  1. Wagner disse:

    Muito bom post, lembrei de outras noticias como essa (http://liveblue.wordpress.com/2009/12/03/visual-playlist-in-amarok-video/) e essa aqui (http://liveblue.wordpress.com/2009/11/06/with-great-honour-i-present-you-contextual-playlist-in-amarok/) que o pessoal da Bahia tah desenvolvendo.

    Parabéns pelo teu primeiro post :)

  2. Pingback: Tweets that mention Amarok, Um Audio Player do KDE « KDE Rio Grande do Sul -- Topsy.com

  3. Camila disse:

    Muito bem William! Ótimo post!
    Seja bem vindo =)
    abraços

    • William Lagos disse:

      Muito obrigado, Camila! Espero continuar escrevendo bons posts nas próximas semanas aqui. :D Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: