Choqok: um cliente Twitter/Identi.ca

Hoje venho falar sobre mais uma aplicação feita para o KDE, não muito conhecida porém bastante útil. Após este post, pretendo variar um pouco meus assuntos no blog do KDE-RS. Há algum tempo atrás, costumava utilizar os serviços de microblog pela web, porém comecei a gostar de usar clientes desktop para este tipo de serviço, assim como um bocado de outros (Last.FM, Dropbox, GTalk, RSS). Achei bacana migrar para estes pequenos programas para me tornar um pouquinho menos dependente, do browser, tirar umas correntes e bolas de ferro :). Minha alegria foi saber que tem aparecido aplicativos para o KDE para cada um deles cada vez mais, diferente do que um tempo atrás, como bem me lembro, tinha de usar inúmeras aplicações GTK, hoje me limito a Firefox, GIMP e Inkscape. Com uma interface limpa e um ícone simpático, o Choqok começou como uma aplicação bastante simples em seus primeiros betas e somente com suporte a Twitter. Com o tempo foi evoluindo, ganhou suporte a algumas novidades no Twitter, como o twitpic, o retweet, reply e favoritos, suporte a sites com StatusNet, uma ótima integração com o kwallet (uso aqui), suporte a contas no Identi.ca. Há outros também como o Agora Escutando para diversos players (Amarok, Rhythmbox, Exaile…), suporte a Proxy e previews de vídeos no YouTube e Vimeo. Não posso dizer que uso todos, pois estaria mentindo, mas posso falar que uso um bocado deles. Uso microblogging para falar sobre meu projeto (http://twitter.com/zhockon/), e há coisas que não faria sentido eu utilizar, como o Now Listening. Bem, creio que o Choqok é uma aplicação que continuará a crescer a passos largos, frente à outros bons clientes, como o Gwibber e o TweetDeck.

Bem, é pela sua boa quantidade de recursos que se torna um item obrigatório na minha lista de programas para o KDE, toda vez que preciso instalar numa máquina nova. Tenho certeza de que ele atende às necessidades da maioria dos microbloggers, e por isso recomendo seu uso. Para download, ele muito provavelmente deve estar disponível nos repositórios da tua distribuição, a fácil alcance. Não tenho certeza, mas acho que ainda não há um port para outras plataformas. Bem, pelo menos não haverá muitas dificuldades na conversão, já que ele é um aplicativo que faz uso das bibliotecas do KDE, que estão sendo aos poucos portadas para Mac e para Windows. Para mais informações, basta acessar o site do programa (http://choqok.gnufolks.org/) que, aliás, é muito bem desenhado, tenho que dar os parabéns ao pessoal que cuida da aparência daquele site.

Deixe uma resposta

