Rocs no 4.6.x

Olá a todos,

O lançamento do KDE SC 4.6 passou e nem pude comentar sobre as novas funcionalidades do Rocs (algumas implementadas no GSoC). Essa semana foi lançado a versão 4.6.1, então executem seus atualizadores de distro para uma melhor experiência :)

Primeiro queria avisar que o Rocs na versão 4.6.0 acabou sendo infectado por bugs de dentes pontudos e afiados, os quais fugiram dos nossos laboratórios de experiências, mas os mesmos já foram combatidos com granadas santas (sendo agora ex-bugs) e não estarão mais (quanta redundância cíclica) na versão 4.6.1.

Agora sim as funcionalidades:

  • Suporte a inclusão de arquivos: Imagine que você fez um algoritmo que organiza no espaço os vértices segundo algum critério. Agora imagine que, dada a organização feita pelo algoritmo anterior, você quer colorir os vértices. Antes era necessário que você coloca-se todo código em um único arquivo (o que não é nada conveniente quando você quer caçar bugs). Mas agora, você pode escrever o primeiro algoritmo, testá-lo e, durante o desenvolvimento do segundo algoritmo em um arquivo separado, incluí-lo para fazer uso das funções. Isso facilita a organização do desenvolvimento e a reusabilidades dos códigos (que é o graal que os programadores devem almejar).
  • Outra funcionalidade é a possibilidade de importar arquivos de outros formatos, como KML, GML… Vale lembrar que somente foi incluído novos formatos, mas essa funcionalidade já estava disponível desde a versão 4.5 e vocês podem escrever os plugins para importar seus próprios arquivos conforme a necessidade (eu tenho alguns formatos que utilizo nas pesquisas aqui na universidade). Eu irei escrever um página no techbase/userbase de como criar tais plugins.
  • Uma outra funcionalidade que foi implementa, e que era o carro chefe do meu GSoC, é o suporte a novas estruturas de dados através de plugins. Isso é muito legal porque agora você pode testar aquele seu algoritmo de busca em árvores AVL sem precisar implementar árvores AVL (que convenhamos tem funções de inserção/balanceamento bem chatinhas) :) (n.e. Ainda não existe um plugin para árvores AVL no Rocs, se desejar desenvolver um entre em contato comigo).

Então, atualizem, testem e comentem sobre outros bugs que possam existir (infelizmente deveríamos ter contado até 3, não até 2 nem até 4, antes de jogar a granada santa, mas no fim acabamos contando 1,2,5 e alguns bugs podem ter fugido)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: