openSUSE 11.4 Launch Party

Hoje é dia do openSUSE Project lançar o openSUSE 11.4 com muitas novas features como o KDE Plasma 4.6, GNOME 2.32 e um preview do GNOME Shell, LXDE e XFCE e muitas aplicações como LibreOffice, Firefox 4.0 e Scribus 1.4! Você pode encontrar uma lista de novas funcionalidades e coisas interessantes (em Inglês) aqui: http://en.opensuse.org/Product_highlights e uma boa apresentação aqui: http://en.opensuse.org/openSUSE:Presentations#openSUSE_11.4

Desde de que eu fiz uma atualização “mal-sucedida” :( no meu netbook (com Arch Linux) e depois de escutar a indicação de alguns amigos, resolvi experimentar openSUSE . Além da instalação ser bastante rápida e prática, openSUSE realmente é muito fácil de usar. Com o YaST, ferramenta de configuração, você pode fazer coisas que seriam muito complicadas (consumindo tempo!) de maneira muito fácil – é melhor do em outras distribuições. E mesmo se você não usa openSUSE, você deve conhecer o susestudio.com e o open build service build.opensuse.org. Com o SUSE Studio em poucos clicks você poder criar seu próprio sistema operacional, com sua seleção de software (você pode até subir seus próprios softwares ou adicionar repositórios) e imagens e outras coisas. Com OBS você pode criar pacotes para todas as distribuições Linux, incluindo o Debian, Ubuntu, Red Hat, Fedora, Mandriva, SUSE Linux, CentOS e muito mais.

Sim, openSUSE é muito legal e openSUSE 11.4 é parte disso :D E não é  só pelo software em si, o openSUSE Foundation está realmente fazendo um ótimo trabalho: o openSUSE será uma distribuição realmente livre, não controlada por uma grande empresa, mas pela comunidade. Com a Canonical tomando algumas decisões não muito favoráveis a comunidade, mostrando que uma distribuição precisa de uma foundation e não de um “ditador”.

Logo, essa release merece uma festa com todos os usuários/colaboradores/programadores/simpatizantes de Linux juntos. Jos Poortvliet, openSUSE community manager, está em Porto Alegre agora e gostaria de organizar uma festa de lançamento. Não existe uma página para Porto Alegre ainda em http://en.opensuse.org/openSUSE:Launch_parties_11.4 mas podemos  escolher um pub para bebermos cerveja e falar sobre Linux, GNOME, KDE, e todas as coisas legais do Software Livre ;-)


Get 11.4

Sobre Camila San
camila.codes

4 Responses to openSUSE 11.4 Launch Party

  1. Wagner disse:

    Legal Camila, não tenho nada programado ainda, mas se eu for para POA nos próximos dias vamos combinar um pub então (apesar de não usar OpenSUSE)

    Abraços e feliz OpenSUSE novo :)

    • Camila San disse:

      aee vai ser massa!
      me avisa antes, manda um email
      e eu acho que vc tem o meu celular, certo? ;)
      abraços

  2. Filipe Saraiva disse:

    Oi Camila, fiquei curioso. O openSUSE vai virar um projeto comunitário? Vai deixar de ser um projeto da Novell, sério?

    Estou por fora dessas notícias. :-D

    Grande abraço!

    • Camila San disse:

      Oi
      é sério, vai ser mais ou menos como Debian…
      Novell ainda vai investir mas o projeto em sim vai se tornar independente, por isso eles estão trabalhando para organizar uma “Foundation”.

      abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: