Plugin para desenhar e OpenGL no KWin

Um post bem rápido. Hoje eu fui na casa de um amigo que depois que tentou atualizar do 4.5 para o 4.6, teve algumas dificuldades com o KWin (ex. ao mover uma janela, as demais janelas que estavam maximizadas eram restauradas), mas isso não conseguimos resolver diretamente, como nem tudo acontece sozinho, descobri que a lentidão que ele reclamava era o KWin usando o XRender.

Após muitas tentativas de reativar o OpenGL sem sucesso, o Bruno (esse meu amigo) teve a idéia de criar um usuário novo e testar as configurações padrão do KWin, visto que a pasta Home dele havia sido preservada durante todas atualizações. Como com o novo usuário tudo funcionou bem, copiamos os arquivos de configuração ($HOME/.kde/share/config/kwin*) e tudo funcionou bem (apesar de agora achar que apenas apagar os arquivos antigos seria o suficiente).

Como no meu note com o arch eu estava com o mesmo problema do XRender, decidi resetar as configurações e o OpenGL voltou a funcionar (só falta o plugins de borrar, mas esse eu tento depois). Isso me levou a testar alguns plugins do KWin, e um que eu gostei, e pode ser bem útil para quem gosta de mostrar idéias e acontecimentos no seu desktop, que é o ‘Anotar com Mouse’ com ele é possível fazer peripécias como as da imagem abaixo.

Obra prima do autor

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Deixe uma resposta

