FLISOL

No dia 09 de abril, toda a América do Sul organizou o evento anual conhecido como FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre) . Eu ajudei a organizar aqui em Porto Alegre, onde nós tivemos algumas palestras e um install fest no Sindbancários (Sindicato dos Bancários).

A primeira palestra foi sobre o Web Mind uma ferramenta para gerar código a partir de uma linguagem natural. Sim, uma ferramenta que pode transformar português comum em código e banco de dados. Ele funciona muito bem e se você estiver curioso, pode conferir aqui: http://www.thewebmind.org/

Depois era nossa vez de falar – Jos e eu – uma palestra sobre openSUSE e KDE. Eu fiz a tradução ao vivo (uma hora no palco parece duas!) e fiz a minha parte em pt-br, é claro. Os ‘gatinhos’ (deem um aolhada nos slides) na apresentação de Jos teve o efeito habitual e conseguimos manter as pessoas acordadas apesar de ter que simplificar um pouco em relação ao público habitual. Jos reclamou que ele está acostumado a falar com as pessoas “que sabem a diferença entre up e downstream”, parece que ele vai ter que preparar novas apresentações com mais detalhes, voltada para newbies.

Tivemos outras ótimas palestras, por exemplo, sobre Arduino . Muitos DVD’s do openSUSE e folders foram distribuídos – teremos mais computadores deixando ‘a escuridão’ ;). Depois, no jantar, o pessoal comentou e reclamou o quanto as distribuições Linux têm se tornado muito fácil de baixar na internet e instalar, tirando a diversão (e desafio) de instalar o Linux em installfests.

E pela primeira vez no FLISOL, organizamos dois Dojos (um grupo trabalha junto em um desafio de programação) – usando JavaScript e Ruby. Os Dojos já acontecem mais ou menos uma vez no mês aqui em POA, mas os programadores ficaram felizes em ter uma distração a mais além das palestras habituais do encontro.

Com tudo isso, nós tivemos alguns bons resultados:

* 323 pessoas se inscreveram
* 120 pessoas presentes (o segundo maior FLISOL em Porto Alegre)
* Mais de 200kg de alimentos arrecadados (para dar a uma organização de apoio para desabrigados )
* 7 palestras técnicas
* 2 coding dojos

Você pode ver fotos aqui e aqui :)

bye. ;-)

Sobre Camila San
camila.codes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: